Geral Jogos

Jogos Olímpicos: saúde mental em debate

Jogos Olímpicos: saúde mental em debate

31/07/2021 13h36
Por: Carlos Leen
Jogos Olímpicos: saúde mental em debate

Esses jogos olímpicos estão sendo muito pedagógicos. Ou ao menos servindo para importantes reflexões acerca do tema “saúde dos atletas”.

Dois extremos se apresentaram: Simone Biles, super atleta, se ausentou para cuidar da sua saúde mental, corretíssima. Merece uma medalha de mérito moral por isso por levantar essa plaquinha dizendo: somos humanos!

Por outro lado, vimos a leveza de Raissa Leal, Prata no Skate Street, dançando e brincando em meio às provas. Tudo bem, ela é uma recém adolescente, quase criança, e talvez nem tenha noção exata do que aconteceu.

Mas fica a reflexão sobre o tipo de relação que o atleta tem com a modalidade que pratica e o papel que os esportes de alto rendimento cumprem na saúde mental dos atletas. O corpo levado ao limite extremo, misturado com a pressão da competição, com a midiatização louca que hoje envolve redes sociais tão cruéis - o atleta fica entre a glória e o fracasso. É muita pressão, física e mental.

Um minuto, por favor…

Obrigado por ter chegado até aqui. Combater a desinformação, as mentiras e os ataques às instituições custa tempo e dinheiro. Nós, da imprensa e da Comunicação, temos um compromisso diário de levar até os leitores uma opinião crítica.

Se você acredita no nosso trabalho, junte-se a nós. Apoie, da maneira que puder. Assine e tenha acesso ao nosso conteúdo integral diariamente em sua rede social ou WhatsApp preferido !

Nosso Pix é :

Envie sua contribuição para a Chave-Pix é o E-mail: [email protected]

Em nome de Carlos Leen Santiago Santos.

Contribuições de 50 reais ou mais receberão brindes e um livro com dedicatória do autor. “O Estreito Desenvolvimento: História dos Conflitos da Barragem”

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.