Educação Fóssil

Fóssil de dinossauro gigante e ainda desconhecido é achado em obra de ferrovia em Davinópolis

Fóssil de dinossauro gigante e ainda desconhecido é achado em obra de ferrovia em Davinópolis

07/10/2021 15h40 Atualizada há 1 mês
Por: Carlos Leen
Fóssil de dinossauro gigante e ainda desconhecido é achado em obra de ferrovia em Davinópolis

A escavação para a construção de uma ferrovia no município de Davinópolis (região metropolitana de Imperatriz), no Maranhão, revelou um fóssil de dinossauro gigante ainda desconhecido para a comunidade científica.

 

Entre os materiais encontrados estão um fêmur de mais de 1,5 metro de comprimento, demais ossos longos, como uma possível tíbia, pés e mãos, diversas costelas e vértebras.

 

O fóssil é o primeiro dinossauro conhecido para a região e, possivelmente, um importante registro para a história evolutiva do grupo dos saurópodes, que viveram onde hoje é o Brasil há cerca de 130 milhões de anos, no período conhecido como Cretáceo Inferior.

 

O tamanho estimado do dinossauro é de até 18 metros de comprimento, cerca de o dobro de outro pescoçudo também encontrado no estado do Maranhão, o rebequissaurídeo Amazonsaurus maranhensis, um dos menores saurópodes descritos até hoje.

 

É raro encontrar um fóssil de grande porte em um bom estado de preservação. Em geral, no grupo dos titanossauros, é mais comum encontrar vértebras articuladas ou não. É difícil achar ossos longos bem preservados. O achado é de suma importância porque abre uma nova fronteira para o entendimento da fauna da região, que até então era conhecida por alguns fósseis de plantas, insetos e peixes”, explica Navarro.

 

Fonte: Folha de São Paulo

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.