Geral Saúde Pública

Instituições realizam ação de contingência de prevenção ao suicídio em período de fim de ano

A ação será para redução das tentativas e mortes nas festas de fim de ano

17/12/2021 12h10 Atualizada há 1 mês
Por: Carlos Leen
Na manhã de quinta (16) foi realizado o ato de lançamento para unir forças na divulgação do serviço temporário
Na manhã de quinta (16) foi realizado o ato de lançamento para unir forças na divulgação do serviço temporário

A Unidade Regional de Educação de Imperatriz, junto com outras quarenta e três instituições, integrará uma ação com o “Comitê de Promoção da Vida e Prevenção ao Suicídio”.

O objetivo é disponibilizar um número de celular (98 991520147), a partir do dia 20 de dezembro até 30 de janeiro, para o acolhimento psicossocial de pessoas propensas a automutilações, tentativas de suicídio e suicídios, com isso reduzir tentativas e mortes.

O “Comitê de Promoção da Vida e Prevenção ao Suicídio” é uma instituição sem fins lucrativos de caráter técnico científico criado em 2019 com o objetivo de unir diversas instituições da educação, saúde e segurança, para fortalecer as ações de promoção da saúde, vigilância, prevenção e atenção integral a este público - em muitos casos, resistentes a ajuda.

Na manhã de quinta (16) foi realizado o ato de lançamento para unir forças na divulgação do serviço que será temporário, tendo em vista que por ocasião das festas de fim de ano, há um acréscimo das tentativas de suicídios e do quadro de desestabilização emocional.

"O usuário irá enviar primeiramente uma mensagem via WhatsApp e a partir desse primeiro contato por mensagem, nossos profissionais irão se organizar para atender o mais rápido possível. O número do telefone completo é 98 9915-20147.” Afirma Dra Marlene Costa Lima.

A presidente do CPVPS, Dra Marlene Costa Lima explica que nem todos ficam felizes durante o período de festa de fim de ano: “Pensando nisso o comitê criou essa ação que irá funcionar do dia 20 de dezembro a 30 de janeiro. Teremos uma linha telefônica cujo DDD é 98 e o usuário irá enviar primeiramente uma mensagem via WhatsApp e a partir desse primeiro contato por mensagem, nossos profissionais irão se organizar para atender o mais rápido possível. O número do telefone completo é 98 9915-20147.” Afirma Dra Marlene.

Para a Gestora da Regional de Saúde, Dra. Kelly Rocha, o comitê se preocupou em boa hora ao realizar essa ação voltada para as pessoas que vivenciam conflitos internos. “A Regional de Saúde de Imperatriz está disponibilizando esse serviço, este um número onde as pessoas podem ligar e falar daqueles sentimentos e desafios que está vivendo neste momento pois muitas vezes o sentimento de suicídio não vem só com pessoas deprimidas, mas também dos pacientes que possuem bipolaridade”. Afirma Dra Kelly Rocha, que também é psicóloga.

A Profa Gisêuda Pereira representará a Unidade Regional de Educação (UREI) no Comitê, compondo diretamente as ações de trabalho desta importante atividade.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.