Geral Jornalismo

Coluna do Leen: De volta...

Editado por Carlos Leen, espaço traz notícias e bastidores da política, de terça a sexta.

18/01/2022 10h30 Atualizada há 4 meses
Por: Carlos Leen
"Estamos de volta.."

O ano da graça de Nosso Senhor de 2022 aos poucos vai se iniciando.  Os bairros de Imperatriz escancaram a falta de planejamento. Soma-se a isso as fortes chuvas que já desabrigaram mais de 400 pessoas na cidade e temos o cenário perfeito para um decreto de calamidade pública. Como diz um por ai “segue o fluxo”.

O debate eleitoral vai esquentando (para alguns nunca esfriou).  A vacinação avança agora para os pequeninos à revelia do maluco que assumiu a presidência da república.  No mundo adulto, os óbitos da Covid 19 caem a medida que a vacinação aumenta.  No Maranhão o vice governador Carlos Brandão movimenta-se para disputar o Palácio dos Leões, sede central do governo, disputando o páreo com o atual senador Weverton que também almeja a vaga.

Esqueci de alguma coisa? Vamos aos poucos lembrando. Me acompanhe aqui nessa Coluna que vai ao ar de terça a sexta. Temos muito o que conversar.

UEMASUL com nova reitoria

A UEMASUL está sob nova direção. Empossada desde o ano passado depois de ter vencido o processo eleitoral interno, a Profa. Luciléa Gonçalves, concedeu posse aos novos Pró-Reitores de Planejamento e Administração – professor José Sérgio de Jesus Salles; de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação – professor Allison Bezerra Oliveira; e de Gestão e Sustentabilidade Acadêmica – professora Márcia Suany Dias Cavalcante. A posse foi concedida na última sexta (14).

Flávio Dino em Imperatriz

Flávio Dino estará em Imperatriz nesta quarta-feira (19). “Nesta quarta estarei em Imperatriz. Vamos fortalecer o apoio aos desabrigados com a inundação; fazer vistoria de obras; e iniciar a entrega de mais cartões do Programa Minha Casa Melhor.” Informou pelo seu twitter o Governador do Maranhão.

AGEMSUL

O presidente da AGEMSUL e também coordenador do Comitê Estadual de Crise, Davison Nascimento, o Diretor de Programas e Projetos, Márcio Sá, o Secretário de Estado do Meio Ambiente, Diego Rolim e o Coronel Wilni do Corpo de Bombeiros do Maranhão, estiveram reunidos com a Diretoria da CESTE -  Consórcio Estreito Energia -, representada pelo Gerente Geral João Rezek, para tratar sobre o funcionamento da Hidrelétrica de Estreito diante do atual cenário de crise.  Na oportunidade foram apresentados relatórios sobre as cheias 2021/2022, e demais acompanhamentos da operação desta UHE Estreito para com isso elaborar estratégias que venham a diminuir os transtornos ao meio ambiente. O intuito é trabalhar preventivamente.

Estádio Frei Epifânio

Foi realizada visita técnica da SINFRA estadual – nesta segunda (17) -  na segunda etapa da obra de revitalização do Estádio Frei Epifânio realizada pelo Governo do Estado.  “Foi verificado que a estrtura física não foi danificada e agora nesta segunda etapa será feita uma requalificação da parte que caiu, com adequação da sala para a imprensa, com a recolocação da cobertura, com pintura nova. Será feita toda a revisão elétrica na parte de iluminação e placar eletrônico”, informou o vereador Carlos Hermes.  O prazo desta nova etapa de qualificações será a partir do início de fevereiro.

Macrodrenagem

E por falar em Infraestrutura, deverá ser anunciada nos próximos dias um projeto de macrodrenagem e urbanização dos riachos em Imperatriz, para minimizar o problema recorrente de enchentes durante o período chuvoso. A ação é resultado de um diálogo com o governador Flávio Dino, depois da vinda a cidade do titular da pasta, Clayton Noleto e do vice-governador Carlos Brandão, na semana passada para verificar os impactos das chuvas.

Audiência Pública – Desabrigados do Colina Park

Não é de agora. Projetos de desenvolvimento não estão levando a sério estudos de impacto ambiental e orientações de relatórios que levam em consideração a relação entre homem e natureza, de maneira respeitosa, sem visar unicamente o lucro. Parece que no caso dos desabrigados do Residencial Colina Park, foi feito algo assim, nas coxas. Denúncias de moradores repercutem alto na internet. Considerando a gravidade do caso e a urgência para amenizar a dor das famílias, a Câmara Municipal de Imperatriz realizará com os órgãos responsáveis, nesta terça (18) a partir das 19h, um audiência pública no prédio da própria Câmara. Em breve mais informações.

A gente se vê amanhã....

 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.