Política Eleições 2022

Editorial: Eleições 2022

Editado por Carlos Leen, espaço traz notícias e bastidores da política, de terça a sexta.

01/02/2022 10h34 Atualizada há 3 meses
Por: Carlos Leen
Líderes políticos reúnem-se para foto
Líderes políticos reúnem-se para foto

As movimentações políticas de ontem deram contornos mais definidos ao cenário eleitoral de 2022, e sem dúvidas, foram sentidas em todo o Maranhão e, até fora.

Na Folha de São Paulo, uma semi-chamada de capa dava um tom do que estaria por vir usando termos como “racha na base ”e “preocupação”.  Por outro lado os principais atores deste cenário demonstraram bastante maturidade na condução dos eventos. Não houve ataques pessoais, não houve baixo nível.

A única certeza mesmo disso tudo é que o ex – presidente Lula goza de enorme prestigio entre as principais forças do estado e, estas forças transitam pelo campo progressista.

Claro, que entre as “torcidas” a coisa sempre esquenta mais um pouco.

A tendência de agora em diante será esquentar. Mas é bom que lembremos aos nobres dirigentes envolvidos diretamente nesta peleja política de que o mundo não acaba com as eleições em 2022.  Sejamos duros, mas sem perder a ternura jamais, parafraseando o Comandante Chê.

Lembremos que temos um inimigo em comum para derrotar. A luta contra o fascismo e o obscurantismo nos coloca juntos nacionalmente, em uma grande Frente Popular. E, nossa tática para enfrenta-la é a unidade das forças progressistas, democráticas e republicanas. Ou seja, tudo o que o bolsonarismo é contra.

Vamos a as notas rápidas:

Resumo da ópera

Brandão é mesmo o escolhido do grupo político de Flávio Dino. Weverton mantém a pré-candidatura e o seu partido, o PDT, deverá entregar os cargos do governo. Brandão anuncia sua saída do PSDB e o caminho natural é o PSB.

Ele disse

“Visando a manter o Maranhão no rumo certo, registrei o meu apoio a Carlos Brandão a para governador e de Flavio Dino para senador. Confirmo a minha pré-candidatura a deputado federal. Com fé em Deus, será uma caminhada vitoriosa”, tuitou o secretário da infraestrutura do Estado Clayton Noleto.

PT quer a Vice

O novo presidente estadual do PT, Francimar Melo manifestou sua posição partidária em favor da unidade no Maranhão, juntamente com PSB e PCdoB e informou que o Partido dos Trabalhadores almeja a vaga de Vice: “Considerando a maioria das forças que compõem a Direção Estadual e de acordo com o PT, a nossa decisão será apoiar o governador Flavio Dino para o senado, e também a candidatura de Carlos Brandão ao governo, onde pleitearemos a vaga de vice.”

Candidato

Ao editor-chefe do Jornal O Progresso, Coló Filho, o eterno candidato Ildon Marques confirmou que poderá mesmo entrar na disputa visando uma vaga na Câmara Federal. A princípio Ildon estava querendo sair pra Estadual, mas teria mudado de ideia. Torcemos para que isso não atrapalhe mais uma vez a possiblidade de Imperatriz eleger um bom nome a Federal.

Câmara Municipal

Depois de um mês de recesso parlamentar, nesta terça-feira (01) de fevereiro, às 08h  com as presenças de várias autoridades políticas e eclesiástica, dentre elas Dom Vilson Basso, bispo diocesano de Imperatriz, foram abertos com sessão solene os trabalhos legislativos do 1ºPeríodo da 20ª legislatura da Câmara Municipal de Imperatriz. Conforme o vereador/presidente da Casa de Leis, Alberto Sousa, que reuniu a imprensa na manhã de ontem, em seu gabinete a permissão de ingresso ao público e aos visitantes institucionais, somente mediante de apresentação de comprovante de vacinação das duas doses ou de dose única contra a Covid-19.

Assembleia Legislativa do MA

A partir desta terça-feira (1º de fevereiro), a Assembleia Legislativa do Maranhão também passa a seguir um novo protocolo administrativo e sanitário com vistas ao combate à Covid-19 e às síndromes gripais em suas dependências. É o que determina a Resolução Administrativa nº 079/2022 da Mesa Diretora, publicada na última sexta-feira (28). Assinada pelos deputados Othelino Neto (presidente da Alema), Andreia Martins Rezende (primeira secretária) e Cleide Coutinho (segunda secretária), a nova Resolução Administrativa mantém a exigência de apresentação do comprovante de vacinação, com o ciclo das duas doses concluído. 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.