Geral Saúde

52ª Jornada de Maranhense de Enfermagem será realizada na Câmara Municipal

A Câmara Municipal de Imperatriz sediará a 52ª Jornada de Maranhense de Enfermagem, em alusão à 83ª Semana Brasileira de Enfermagem.

10/05/2022 09h53 Atualizada há 1 semana
Por: Carlos Leen
Os mediadores serão a enfermeira Silvia Cristina Viana (presidente da ABEn-MA) e do enfermeiro e vereador Flamarion Amaral (PCdoB)
Os mediadores serão a enfermeira Silvia Cristina Viana (presidente da ABEn-MA) e do enfermeiro e vereador Flamarion Amaral (PCdoB)

Dia 19 de maio a Câmara Municipal de Imperatriz sediará a 52ª Jornada de Maranhense de Enfermagem, em alusão à 83ª Semana Brasileira de Enfermagem. Nesta ocasião serão homenageados enfermeiros e técnicos de enfermagem, tendo como mediadores a enfermeira Silvia Cristina Viana (presidente da ABEn-MA) e do enfermeiro e vereador Flamarion Amaral, com o tema “Os Pioneiros da Enfermagem em Imperatriz-MA”.

Sobre o evento

A Semana Brasileira de Enfermagem (SBEn), atividade anual da Associação Brasileira de Enfermagem – ABEn, foi instituída em 1940 pela Escola de Enfermagem Anna Nery do Rio de Janeiro, ocorre anualmente entre os dias 12 e 20 de maio, sendo que no dia 12 comemora-se o Dia Internacional do Enfermeiro e no dia 20 o dia Nacional do Auxiliar e Técnico de Enfermagem. Ainda como parte da história, o Presidente Juscelino Kubitschek assinou em 1960 o Decreto 48.202, oficializando a Semana da Enfermagem. Destaca- se que no Estado do Maranhão, simultaneamente realizará a 52ª Jornada Maranhense de Enfermagem (JMEn), que neste ano será sediado em Imperatriz.

A relevância desse evento consiste em permitir a articulação dos profissionais de enfermagem que exercem cargos nas áreas de gestão, ensino e assistência, na defesa e na consolidação de políticas e programas que assegurem a equidade, universalidade e integralidade do cuidado de enfermagem aos vários segmentos da população maranhense, principalmente ao refletir sobre o cenário de prática social do enfermeiro que se constitui em um desafio constante partindo-se da compreensão de que a profissão requer atualização permanente, requer o pensar sobre o fazer, a produção de conhecimentos que fundamentam sua prática profissional e a tomada de decisão necessária para resolver problemas vigentes, fortalecendo conquistas e colaborando para a construção de um futuro promissor para a profissão.

Fonte: Câmara Municipal de Imperatriz

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.